Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Rua de Miguel Bombarda, uma passagem rampeada sob um edifício, leva-nos a um pequeno bairro/” ilha” – dois longos edifícios de pedra pintada ladeiam a rua corredor de acesso às habitações. Os edifícios, ambos com dois pisos, são compostos por módulos de planta quadrada de aproximadamente 4,5 m de lado. No bloco poente, as casas desenvolvem-se em dois pisos com acesso ao nível do rés do chão. No bloco nascente, as habitações ocupam apenas um piso, sendo as do piso superior servidas por uma galeria exterior. O projeto, de custos controlados, interveio numa habitação de cada um dos blocos.
A Casa 6 (17m²) no rés do chão do bloco nascente e a Casa 12 (34m²) no bloco poente. A casa 6, de uma janela, foi a primeira a ser intervencionada. Uma nova viga transversal, que reforça a estrutura do piso superior, foi colocada para naturalmente desenhar o alinhamento que secciona as áreas de sanitário/lavandaria e cozinha, do espaço de estar e dormir. Em articulação com o espaço de refeições iluminado pelo vão de guilhotina, a cozinha desenvolve- se frente à porta de entrada promovendo, com o alpendre, a interação com o exterior.
A casa 12 desenvolve-se em dois pisos. No rés do chão, um hall generoso comunica com o quarto, que usufrui da única janela do piso, e com o sanitário ao nível do primeiro patamar da escada. O espaço de estar ocupa agora o primeiro andar, mais luminoso e com uma nova espacialidade dada pela supressão do forro plano do teto. A cozinha na retaguarda, integrada na largura da escada, liberta todo o espaço voltado para a fachada